Como Resolver Problemas com Vizinhos
Eles são mais comuns do que você imagina e, em muitos casos, não têm solução fácil.
Entretanto, o curioso é que todo o vizinho chato (para dizer o mínimo) tem uma justificativa muito plausível para o seu barulho. Ou o seu filho precisa se divertir, ou sua filha precisa ensaiar para a banda da escola, ou ainda o seu cão se sente muito sozinho.
Se você mora em um condomínio, pode apelar para as regras internas de convivência. Em alguns casos multas podem ser aplicadas, porém isso depende muito do seu zelador ou do responsável pelo condomínio. Na maioria dos casos, isso acaba indo parar na justiça, pois ninguém quer se incomodar com o vizinho barulhento.
É evidente que existe um claro problema de convivência.Vizinhos afetados estão sempre dispostos a comprometer a sua paz e até mesmo a ouvir a música (ou o barulho), porém desde que haja um bom senso quanto ao volume e ao horário.
Não adianta primar pela boa convivência abrindo mão dos seus direitos. É preciso que todos os lados abram mão de alguma coisa. E se você não mora em uma apartamento, e sim em uma casa, essa questão pode ser um pouco mais complicada. E para piorar, se a casa não for sua, ou se você morar nos fundos de uma residência, o jeito é rezar para o diálogo dar certo.
Há pouca coisa a se fazer nesses casos, infelizmente. A justiça é uma opção falha e lenta, e muitas vezes toda essa impotência gera um transtorno tão grande que a única solução imaginável é a mudança, a troca do endereço, do bairro e, em casos extremos, da cidade.
Não é novidade que brigas entre vizinhos ocorrem e sempre ocorreram. Algumas chegam as vias de fato, e brigas e discussões passam a fazer parte da rotina da casa ou do prédio. Em casos mais graves até mesmo ameaças de morte são feitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário